Premiado: O Pior Nicho para se Ganhar Dinheiro na Internet

 

O Pior Nicho para se Ganhar Dinheiro na Internet

Um belo dia você acorda com uma ideia fixa: “Quero ganhar dinheiro na internet!”.

É genial, certo? Você conseguirá alcançar uma grande quantidade de pessoas/clientes, os custos são mais baixos do que de um negócio tradicional e a ideia de poder trabalhar de qualquer lugar parece quase inacreditável de tão bom. É simplesmente fantástico!

Então, depois de estar 100% decidido(a), você começa uma pesquisa no Google para tentar descobrir como ganhar dinheiro na internet. Não é preciso nem 1 minuto para você começar a trombar com sites dizendo que vão te ensinar a ganhar milhares de reais com pouco ou nenhum esforço, ou até enquanto você dorme.

Você vê todas aquelas imagens de ganhos e fotos de dinheiro saindo, voando, de todos os cantos do site. Óbviamente, você se pergunta: “Será que isso aqui é um golpe?”. Você desconfia, mas sua vontade de começar é tão grande que você decide “arriscar” algumas dezenas (ou centenas) de reais para ver no que dá.

Depois de comprar o primeiro produto de “ganhe dinheiro online”, você pode até tentar usá-lo. Provavelmente você não vai conseguir nenhum resultado (ou resultados muito inferiores a expectativa que foi criada em você) e aí vai para o próximo site da lista, comprar mais um produto que promete ensinar você a ganhar dinheiro na internet.

De repente, depois de 1 ou 2 meses nesta pesquisa por informações, tudo que você conheceu são sites que prometem ensinar você a ganhar dinheiro na Internet, mas que para isto, tudo que eles fazem é vender informação de como ganhar dinheiro na internet. Humm.

Pronto, o mindset de negócios na internet está formado em sua cabeça e agora você tem um pensamento dominante: “Para ganhar dinheiro na internet, eu preciso vender informações sobre ganhar dinheiro na internet”.

A merda está feita.

A Espiral da Morte está formada e você está só no começo dela…

Se alguém está com a ideia de que a melhor forma de ganhar dinheiro na internet é vender produtos relacionado a este assunto, esta pessoa está prestes a entrar no que eu chamo de Espiral da Morte. Resolvi dar este nome porque o processo que irá acontecer é mais ou menos o seguinte:

  1. Pesquisar como ganhar dinheiro na internet
  2. Comprar um material
  3. Testar o material
  4. Descobrir que não é tão fácil quanto o site dizia
  5. Voltar ao passo 1.

A pessoa ficará andando em círculos comprando um monte de material sobre o assunto e tentando criar um produto baseado no que as outras pessoas estão falando em seus ebooks/videos, etc. Alguns fazem pior, copiam mesmo. Porém, você ainda não sabe NADA deste assunto. Você não tem nem 1 ano de experiência no assunto e quer vender informações sobre isto porque acha que esta é a forma que as pessoas ganham dinheiro na Internet.

Ao chegar no final da espiral da morte normalmente a pessoa perdeu rios de dinheiro, se frustrou diversas vezes, não ganhou nada e ainda passou vergonha com amigos e familiares. É simplesmente desastroso. E tudo isto porque o cérebro dela ficou condicionado a um modelo completamente errado sobre o que é ganhar dinheiro na internet.

Apenas alguns conseguem sobreviver ao espiral da morte e realmente dar certo neste nicho, mas adivinhem só, estes são os caras com 10+ anos de experiência. Eles não são um novato afoito que acabou de começar.

O PIOR NICHO PARA UM NOVATO: Como Ganhar Dinheiro na Internet

Primeiramente quero definir novato, pois acredito que assim você pode entender melhor onde você está. Para mim, novato é alguém que nunca atuou em outro nicho e não teve nenhum resultado expressivo até o momento com projetos na Internet.

Agora, supondo que você seja uma pessoa que está no Espiral da Morte, eu quero recondicionar seu cérebro para que você saia logo disto, ou pelo menos sobreviva ao espiral sem muitas lacerações. Quero tirar o pensamento dominante que existe nele de que a única (ou melhor/mais fácil) forma de ganhar dinheiro na internet é vender produtos sobre este assunto.

Para fazer isto, eu quero mostrar a você, porque o nicho de “Como Ganhar Dinheiro na Internet” é o nicho mais complicado para se trabalhar.

1. Estigma

Há um estigma contra quem trabalha neste nicho. Muita gente nota estas pessoas como picaretas, golpistas, ou coisas parecidas porque o nicho está “contaminado” de amadores tentando ganhar um dinheiro rápido.

2. Oceano vermelho

O mercado é sangrento. A concorrência é ABSURDA e o que acontece neste tipo de mercado é que os players começam a se estapear, trocar farpas e tornar-se cada vez mais agressivos e apelativos em suas cartas de vendas para conseguir ganhar uma vendinha a mais. Além disto, existem os grandes players que já dominam a praça e é muito difícil um novato entrar neste nicho a não ser que seja endossado por um deles. O cenário não é bonito.

3. Seus truques não funcionam

Escassez, urgência e todo o discurso de ganhar dinheiro em casa que pode ser encontrado na maioria destes sites simplesmente já ficou velho para quem está há mais de 2 ou 3 meses pesquisando sobre o assunto. Todo mundo consegue identificar estes truquezinhos de marketing, mas como o cérebro deste público já está vacinado, o seu aproveitamento disto é quase nulo.

4. Todo mundo tem o mesmo produto

Por causa da espiral da morte e do pensamento de que só é possível ganhar dinheiro na internet vendendo produtos sobre este assunto, criou-se uma legião de produtos (normalmente de baixíssima qualidade) que estão espalhados por aí. Todo site que você entra é a mesma ladainha. Não há nada de diferente e isto cansa. E pior, torna a concorrência mais brutal ainda.

5. Os espertinhos são muitos

Atuando neste nicho você irá atrair muita gente “espertinha”, de caráter duvidoso, para comprar seus produtos. Você verá que vai ser comum gente copiar, clonar e até comprar seu produto e pedir reembolso 5 minutos depois, sem ao menos testar o conteúdo do produto.

Eu poderia continuar a lista, mas acho que somente estes 5 itens já servem para dar um choque de realidade em você. E caso você insista em continuar na Espiral da Morte pelo menos saberá o que vai encontrar pela frente.

“Quero sair da Espiral da Morte, quais são minhas alternativas?”

A melhor maneira é buscar educação de qualidade sobre Marketing na Internet (Atenção! Marketing na Internet não tem nada a ver com a ideia de “Ganhar Dinheiro Online” que se vê por aí. Marketing na Internet é algo muito mais amplo) e começar em nichos mais simples de serem trabalhados.

Para começar a se educar sobre a forma correta, recomendo vá a uma livraria. Veja os livros relacionados a Marketing digital. Leia sobre autores como Seth Godin e Tim Ferris que estão envolvidos com marketing online há muito tempo e tem muito para ensinar. Leia sobre Marketing em mídias sociais. Leia biografias e obras de caras que se consolidaram na internet como Gary Vaynerchuk (Wine Library TV), Tony Hsieh (Zappos) e muitos outros.

Leia blogs relacionados. Além do ExpertsDeck recomendo que você passe a acompanhar os blogs do Caio Ferreira e Rômulo Sousa por exemplo. Tem também a lista de empreendedorismo digital do Seiiti Arata. Atualmente, estes são os blogueiros que acompanho e que “boto a mão no fogo”, pois sei que estão fazendo a coisa do jeito certo. Podem haver outros bons blogueiros de marketing na internet por aí, mas estou referenciando aqui os que eu conheço e aprovo.

Com relação a diferentes nichos e ideias para gerar negócios na internet, existe uma infinidade de possibilidades: desde a criação de uma loja virtual, ou prestação de serviços via internet, até venda de conteúdo digital premium em nichos como educação financeira, relacionamentos, sedução, cuidados e adestramento com animais, viagens, e-commerce e muitos outros. Este é um assunto mais longo, e acredito que seria melhor abordar em outro tópico.

Conclusão

Existe muito hype, percepções erradas, distorção de realidades e uma cultura bastante ruim que acabou sendo formada e associada aos termos de “Como Ganhar Dinheiro na Internet”. Infelizmente muita gente está aprendendo a forma errada de como tocar um negócio na internet e o pior que isto, muita gente confunde Internet Marketing com “Ganhar Dinheiro Online”.

Só para deixar claro, Internet Marketing ou Marketing na Internet é a atividade de promover produtos ou marcas na web. Estes produtos podem ser desde câmeras fotográficas, até serviços jurídicos, software, ou ebooks. É preciso acabar com essa falácia de que internet marketing é o nicho de “ganhar dinheiro online”. O problema é que este é apenas UM exemplo, de quanta coisa errada está sendo ensinada por aí.

Este post é em parte um desabafo, mas ao mesmo tempo uma tentativa de direcionar as coisas para o lado mais correto. Sei que é praticamente impossível mudar todas estas ideias e conceitos que as pessoas tem relacionadas a este assunto. Também sei que muita gente vai ler o texto, podendo até concordar com ele, mas vai continuar na Espiral da Morte.

Enfim, não tenho intenção de querer mudar toda essa cultura de “Internet Marketing” (entre aspas) que existe por aí, mas quero pelo menos poder fazer minha parte.

O Pior Nicho para se Ganhar Dinheiro na Internet

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *