Quais destes 3 personagens é você?

“Um certo esquimó da Groenlândia participou de umas das expedições norte-americanas ao Polo Norte alguns anos atrás. Posteriormente, como prêmio por seus fiéis serviços, foi levado a Nova York para uma curta visita.

Ele ficou tomado de maior assombro diante de todos aqueles milagres de som e visão. Quando voltou para a sua aldeia nativa, contou histórias de prédios que se erguiam até o céu; de bondes que descreveu como casas que se moviam por trilhos, com gente morando nelas enquanto se moviam; de pontes gigantescas, luzes artificiais e todos os outros elementos deslumbrantes da metrópole.

O povo olhou para ele friamente e se afastou.

Imediatamente ele foi apelidado por toda a aldeia de “Sagdluk”, ou seja, “o mentiroso”, nome que carregou com vergonha para o túmulo. Após a sua morte, seu nome original foi totalmente esquecido.

Quando Knud Rasmussen fez uma viagem da Groenlândia para o Alasca, foi acompanhado por um esquimó chamado Mitek (Pato Selvagem). Mitek visitou Compenhagen e Nova York, onde viu muitas coisas pela primeira vez e ficou altamente impressionado. Posteriormente, ao regressar a Groenlândia, lembrou da tragédia de Sagdluk e concluiu que não seria adequado contar a verdade. Em vez disso, narraria histórias que as pessoas pudessem compreender e assim salvaria sua reputação.

Então contou que ele e Rasmussen mantinham um caiaque às margens de um grande rio, o Hudson, e toda manhã remavam para ir à caça. Havia patos, gansos e focas em abundância, e eles aproveitaram a visita imensamente.

Mitek, aos olhos dos conterrâneos, era um homem muito honesto. Seus vizinhos o tratavam com raro respeito.”

E aí? Qual desses 03 personagens você é?

1 – Você é Sagdluk, aquele que vê o novo, tenta compartilhar com as pessoas ao seu redor e é chamado de doido, mentiroso, sonhador, irresponsável, e coisas desse tipo?

2 – Você é Mitek, aquele que vê o novo e volta pra vila calado, guarda o que viu pra si, pra preservar a sua reputação com a vizinhança, mesmo que isso signifique continuar vivendo uma vida pequena no fim do mundo?

3 – Ou você é como um nativo da Groenlândia de 1940, que toda vez que ouve falar de alguma coisa diferente daquilo que conhece, não examina, não investiga, e já assume que não é verdade, que não funciona, que não é real, que não existe… ?

Apesar de nem eu e nem você morarmos na Groenlândia em 1940, ainda tem gente que parece ter nascido lá, com a cabeça fechada para qualquer coisa que não conhece.

E junto dessas pessoas sempre tem os “Mitek”, que fazem de tudo pra agradar todo mundo, ainda que isso signifique fingir que o novo não existe, matar os sonhos no ninho, engolir a vontade de crescer que estava tentando brotar do peito, só pra ser o cara mais respeitado do fim do mundo.

Felizmente também temos os “Sagdluk”, que enxergam o novo e estão dispostos a fazer o que for preciso para mudar, para crescer, para ir além dos seus limites, mesmo que isso signifique ser criticado por alguns.

O duro é que muitas vezes esses que criticam são os da própria família.

É aí que eu te pergunto… Quanto vale esse teu desejo de vencer?

Vale ser chamado de maluco por quem você ama?
Vale ser criticado por quem diz que só quer o teu bem?
Vale lutar sozinho contra tudo e contra todos pra viver uma vida maior?

Meu conselho pra você hoje é só um…

SAI DA GROENLÂNDIA, MEU IRMÃO!
Aí é frio pra cacete!!!

 

Giordano Narada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *