(FOTO: THINKSTOCK)
Após estudar 500 milionários – e mapear os passos para o sucesso financeiro – Napolean Hill também se debruçou sobre o que nos faz fracassar na hora de ganhar dinheiro.
Há 80 anos, o jornalista Napoleon Hill escreveu um livro esmiuçando os comportamentos e atitudes que acreditava ser o caminho para alguém ficar rico. Ao estudar mais de 500 milionários – que construíram sua própria fortuna – em um período de 20 anos, ele publicou uma obra que se tornou um clássico das finanças pessoais: “Think and Grow Rich” (Pense e Enriqueça). Para além das dicas para se conquistar uma fortuna, Hill também listou quais são os maiores erros que te impedem de ficar rico. O site Business Insider mapeou os mais importantes e os mais comuns em nosso dia a dia. Confira:
1- Não ter um propósito bem definido
“Não há esperança de sucesso para aquela pessoa que não define um objetivo, um propósito central a ser atingido”, escreveu Hill. Se você estiver procurando formas para criar riqueza, comece com uma meta específica para poupar. Em seguida, monte um planejamento financeiro e determine exatamente para onde você quer que esse dinheiro vá.
2- Falta de ambição
Você precisa querer ir além da mediocridade, defende o escritor. “Não há esperança para a pessoa que não quer realmente ir para frente na vida e que não está disposta a pagar um preço por isso”. A riqueza não é algo que vem fácil – ao menos na grande maioria dos casos. Hill defende que é preciso ter paciência e persistência. E que um bom começo é investir o quanto antes seu dinheiro. Deixe os juros trabalharem por você.
3- Não se dedicar corretamente à sua educação
Um diploma universitário por si só não basta. Ter conhecimento é ter poder, mas não será útil se você não o aplicar diretamente na sua vida. Hill enfatiza em seu livro: “Educação consiste não apenas em conhecimento, mas em conhecimento efetivamente e persistentemente aplicado. Os homens são pagos não apenas pelo que sabem, mas particularmente por aquilo que fazem com o que sabem”. Ou seja, faça do aprender uma prioridade. Não é à toa que muitos dos milionários se definem como “leitores vorazes”.
4- Falta de disciplina
“A disciplina vem através do autocontrole”, escreveu Hill. “Antes de tentar controlar as coisas, controle a você mesmo”. Quando se discute formas de ficar rico, a fórmula mais básica é a mais rápida: poupe mais, gaste menos. É um conceito simples, mas gastar menos é algo que realmente exige disciplina. Aprenda a identificar e administrar os gatilhos que te levam a consumir mais.
5- Não cuidar do corpo
“Nenhuma pessoa pode desfrutar do sucesso sem estar bem de saúde”, escreveu Hill. E não é coincidência que muitos milionários reservam um tempo específico em suas agendas para se exercitar. Se você não cuidar do corpo, muitas coisas virão daí: excesso de comida, pensamentos negativos, falta de exercícios. As coisas podem sair do controle mais fácil. Se seu tempo é realmente apertado, comece aos poucos.
6- Procrastinação
Hill coloca a procrastinação como uma das causas mais comuns do fracasso. “Muitos de nós é movido na vida pelas nossas falhas, porque nós ficamos esperando o ‘tempo certo’ para começar a fazer algo que ‘valha a pena’. Não espere. Nunca haverá o tal ‘tempo certo’, diz Hill. O jornalista defende que é preciso começar com as ferramentas que estão disponíveis. Exemplo: quer ficar rico? Pegue um livro de finanças, monte um planejamento financeiro, leia sobre gestão do dinheiro, poupe. O segredo é não ficar no “deixa para depois”.
7- Falta de persistência
“Muitos de nós são bons em começar algo, mas ruins em finalizar aquilo que iniciaram”, escreve Hill. “As pessoas estão propensas a desistir ao primeiro sinal de derrota”. Não desista de ir atrás do que você quer. A maioria das pessoas de sucesso lida com o fracasso e com a vitória. “Eu aprendi que não importa quantas vezes você fracasse”, já disse o bilionário Mark Cuban. “Você só fica rico uma vez. Eu fui um idiota diversas vezes – mas aprendi muito em todas elas” .
8- Negatividade
“Não há sucesso para aquela pessoa que transmite negatividade”, escreveu Hill. “O sucesso vem por meio da aplicação do poder – e o poder é obtido através dos esforços realizados em conjunto com outros. Alguém negativo não induz à cooperação”. Deixe suas emoções positivas dominarem.
9- Falta de determinação
“A análise de quem acumulou fortunas mostra que eles têm o hábito de estar sempre prontos para decidir”, afirma Hill. Por outro lado, segundo o jornalista, as pessoas que não conseguem acumular uma fortuna – sem exceção – têm o hábito de tomar decisões de forma lenta e de mudá-las com frequência. Determinação é útil não apenas para ficar rico. Afinal, uma decisão errada pode ficar acima de todas as outras.
10- Não arriscar
“Quem não se arrisca, geralmente, segue aquilo que outros estão escolhendo ou fazendo”, escreve Hill. Ter cuidado demais é tão ruim quanto ser descuidado. Os extremos jogam contra. Quando se pensa na maneira de administrar o dinheiro, sempre vem a dúvida: é melhor guardar da maneira mais segura e evitar riscos? Mas é justamente o investimento que fará você ganhar mais. É apenas uma questão de tentar calcular o risco, usar sua inteligência e começar aos poucos, com valores baixos – como o megainvestidor Warren Buffett costuma dizer.
11- Andar com as pessoas erradas
É importante estar cercado de pessoas talentosas e que te façam pensar além – dentro e fora do trabalho. Hill chama isso de grupo “Master Mind”. Nós nos tornamos em parte aquilo que são as pessoas com as quais convivemos.
12- Fazer apenas o trabalho que você odeia
“Nenhum homem de sucesso empreendeu justamente naquilo que odiava. Não leve em frente um emprego que te deixe estressado e insatisfeito com a vida. Abandone-o se as circunstâncias são propícias – isso pode ser extremamente gratificante no futuro.
13- Falta de paixão
“Sem entusiasmo você não convencerá ninguém”, escreve Hill. “Além do mais, entusiasmo é contagiante e quem emana isso consegue se manter sob o controle e geralmente é alguém bem vindo”.
14- Manter a mente fechada
“A pessoa que mantém a mente fechada em qualquer tipo de assunto ou área não vai para frente”, diz Hill. A dica é se manter regularmente atualizado em várias frentes, imaginar novas ideias e pensar onde inovar. Os ricos pensam diferente – e, para começar a pensar assim, faça coisas diferentes, exponha-se a outros grupos de pessoas e dê valor a outros tipos de ideia.
15- Ser desonesto
“Enquanto pessoas desonestas podem conseguir algumas vitórias no curto prazo, fique tranquilo. Elas não manterão o sucesso de uma forma contínua e não acumularão riqueza”, alerta Hill. “Não há esperança para a pessoa que é desonesta por escolha. Cedo ou tarde, vão pegá-la e ela irá pagar com a perda de reputação e, muitas vezes, com a perda da própria liberdade”.
16- Tentar ficar rico rápido
Jogar na loteria não é a melhor maneira de ficar rico. Tampouco é especular. “A persistência em apostar na sorte leva milhões à falência”, diz Hill. Investimento é para ser pensado como um jogo de longo prazo.
POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE