Algumas lições que aprendi nesses anos de empreendedorismo.
→ Boas ideias não geram dinheiro e, sem dinheiro, não tem como manter o negócio.
→ Vai ganhar dinheiro quem tem dinheiro para tirar a ideia do papel, então, se não tem dinheiro, ou arruma um sócio ou então começa a economizar (nada de sair e gastar) e juntar para investir na sua ideia.
→ Sentar e reclamar/chorar não vai colocar dinheiro na sua conta bancária, então lava esse rosto e segue em frente.
→ Sua família e amigos não são obrigados a te apoiar, eles estão preocupados com você e com o que pode acontecer com todos a sua volta se isso não der certo. Se não consegue vender a ideia para eles, quem dirá para o mercado, então acorda e começa a mostrar a eles que realmente está falando sério, e, acima de tudo, que sabe o que está fazendo.
→ Queimar as pontes não é para todos. Só sai do meu emprego quando já ganhava 5x mais no meu negócio.
→ Você agora tem uma empresa e nem tudo que entra na sua conta é seu. Aprenda urgente o que é faturamento, o que é lucro e o que é reinvestir no seu negócio, ou então não vai ter sucesso que aguente.
→ Ir na praia, viajar, ter bens é muito bom, mas isso custa dinheiro, então se preocupe em ganhar primeiro, para depois usufruir.
→ Você vai ter que estudar muito mais do que quando era empregado e, se não entender isso, não vai conseguir nem ser empregado novamente.
→ O dia tem 24 horas, a semana tem 7 dias e o mês 30 ou 31 dias (menos fevereiro) e você vai ter que trabalhar quantas horas forem necessárias e não quantas horas quiserem. Todos a sua volta vão chatear de você por trabalhar na sexta a noite, no sábado e no domingo e feriado, mas quando você tirar foto na praia ou no sítio no meio da semana, vão te chamar de rico.
E você, o que aprendeu empreendendo?